E-vangelizar 2016: o balanço

> Notícias > E-vangelizar 2016: o balanço

As 3 edições do E-vangelizar de 2016 ultrapassaram os 1000 participantes. 

As Edições Salesianas e a Fundação Salesianos promoveram a oitava edição do E-vangelizar, sob o lema ”Com Maria”. Evento de formação pastoral único em Portugal, o E-vangelizar assenta numa ampla oferta de workshops em que os participantes escolhem quais os que querem frequentar.

Tal como em 2015, a organização do E-vangelizar avançou com três edições em três dioceses diferentes, desta vez no Porto, Lisboa, e, pela primeira vez, em Évora.

A primeira edição, que teve lugar a 5 de outubro, no Porto, ultrapassou os 600 inscritos, com uma oferta de 30 workshops diferentes. As duas edições do sul, reuniram 500 participantes: 200 no Estoril (8 de outubro) e 300 em Évora (15 de outubro), com cerca de 20 ateliês em cada local.

O director das Edições Salesianas, Pe. Rui Alberto, orientou o painel inicial das três edições, onde partilhou algumas das conclusões da sua tese de doutoramento sobre a fé dos adolescentes que frequentaram os 10 anos de catequese em Portugal. Em poucos minutos identificou alguns dos factores de qualidade que os agentes pastorais devem ter em consideração no processo de evangelização.  

Da Eucaristia às técnicas de animação, da mensagem de Fátima à Psicologia, da comunicação à decoração, os ateliês abrangem diferentes temáticas. Com a duração de 75 minutos, os workshops são um desafio para os formadores que, no tempo disponível, procuram treinar efectivamente uma competência. Para o formador Nuno Camelo, que esteve em Évora para trabalhar a temática “Envolver os pais na catequese”, “este é o primeiro desafio:  fazer com que o ateliê não seja uma mini conferência, mas antes uma oportunidade de conhecimento prático.” “A partilha que se gera dentro de cada workshop é tão rica que faz do E-vangelizar uma experiência extraordinária”, rematou.

A exemplo dos anos anteriores, o painel de formadores foi, na sua maioria, composto por leigos, o que, no entender do P.Rui, é “ um sinal claro e positivo de que a formação pastoral não é um exclusivo dos padres”. Além disso, “para os salesianos, é importante estabelecer pontes com outros movimentos e congregações. Aquilo que cada um sabe é da Igreja e deve ser colocado ao serviço de todos”, comentava a propósito da presença de formadores religiosos da Verbum Dei e da Aliança de Santa Maria. 

A música é valorizada neste evento e, por isso, a edição do Porto incluiu no seu horário um concerto de música cristã interpretado pelo grupo Christianorum. 

Gerir um evento desta dimensão é um esforço, “totalmente justificado quando temos um feedback tão positivo por parte dos inscritos”, adiantou um elemento da organização. O entusiasmo visível nos participantes foi referido pelo Pe. Artur Pereira, provincial dos Salesianos em Portugal, no encerramento do E-vangelizar de Évora, que desafiou os presentes a “lançarem nas suas comunidades as sementes aqui recebidas”.